sábado, 7 de fevereiro de 2009

TRABALHANDO COM OS NOMES

Postado por Ana Karina às 10:38


(Ana Karina Pierangelli)
LINGUAGEM ORAL

A Roda da Conversa é uma prática na Educação Infantil muito importante. Com ela podemos criar um elo de dialogo, uma maneira de escutar os alunos sobre suas necessidades, avaliar o trabalho que foi realizado , os conhecimentos prévios que tem sobre determinado assunto ou simplesmente conhecer seu aluno em sua amplitude.
A alfabetização na Educação Infantil tem que ser prazerosa, de forma LÚDICA, para tornar-se significativa.
Mas devemos planejar e diversificar todo esse trabalho, pois mesmo sendo “gostoso”, com o tempo cansa. (diversidade de materiais e locais para esse momento)
Também não precisamos todos os dias fazer o uso de diferentes materiais, mas fazer todos os dias com o mesmo material mas com enfoque diferente ou seja diversificar seu objetivo com o mesmo material.
Segue algumas orientações e sugestões para trabalhar com os NOMES no momento da Roda da Conversa:
Crachás
O crachá deve acontecer todos os dias, mas muitas vezes não damos o devido valor. Ele é uma ferramenta imprescindível na formação da identidade do aluno e colegas , torna-se uma referência para o aluno.
Algumas sugestões de atividades para o uso dos crachás:
Observar seus nomes e dos colegas;
>As letras iniciais;
>Os alunos com letras iniciais iguais e os grupos que se formaram;
>Descobrindo que quem é (momento da observação)
>Trocando com o colega.( professor entrega os crachás de forma aleatória, e um por vez tem que entregar o crachá correspondente)
>Caça ao Nome: esconder o Crachá na sala ou pelo chão e fazer com que cada aluno procure seu nome ou do colega.
>Caixa escondida: O crachá fica em uma caixa , a criança pega um crachá e entrega para o “dono do crachá”;
>Com as letras do meu nome eu tenho os seguintes colegas: Com o uso das letras de seu nome a criança pode ter colegas que iniciem com algumas delas.. por exemplo: J O Ã O -
(JORGE, OTÁVIO E ANA) mas não esquecer de mencionar a diferença do à e do A de Ana, pois tem o mesmo som, mas é diferente, pois não deve ser deixado de lado.
>Quantidade de letras no seu nome e dos colegas e agrupamentos;
>Letras repetidas no nome;
>Mala dos desejos: Procurar a inicial do nome com algum objeto dentro da mala
Fichas dos Nomes
Como sugestão a Ficha deve deve ser confeccionada e ter aproximadamente 30 X 7cm ou mais, em papel mais duro, todas as letras maiúsculas proporcionais ao tamanho da ficha e se possível com adesivo transparente (tipo contact ou durex grosso), pois dá para usa-las o ano todo.
Algumas sugestões para trabalhar com as fichas:
>As sugestões dos crachás;
>1ª letra e letra final
>Letras intermediárias
>De quem será? O professor deve esconder a ficha, mostrar somente a primeira letra ou a ultima para que os alunos organizem suas hipóteses . Em caso de ter crianças com a mesma inicial ou final, abrir a subseqüente até que descubram;
>Organizar as fichas em ordem alfabética e observar as letra que estão faltando
>Quais as letra que tem mais nomes? Quais estão faltando? Alguns nomes são iguais?
>Organização de fichas pelo número de letras.
LINGUAGEM ESCRITA
O Registro de todo o processo realizado na Linguagem Oral.
É uma ferramenta de observação para o professor saber se o que está apresentando para os alunos está sendo ou não significativo.
Algumas sugestões para o registro das atividades com os crachás e fichas de nomes:
>Tabela com nomes: Na lousa, com o giz , construir uma tabela de nomes em que cada criança deverá escrever seu nome e em outro momento o nome do colega da sala. (Uma oportunidade de trabalhar com as letras espelhadas e corrigir as letras que são escritas de forma diferente, mas escolha umas duas crianças por dia para a intervenção, mas não esqueça que estamos na educação infantil e não deve ser drástica, mas prazerosa )
>Tabela de meninos e meninas: A professora faz uma tabela na lousa tipo chamadinha e a criança escreve seu nome.
>Organização alfabética dos nomes: Em grupos e fichas menores as crianças irão organizar as fichas em ordem alfabética.
>As letras que não temos em nossa sala: Aproveitando a organização alfabética dos nomes, trabalhar com as letras que não tem na sala, mas abrindo possibilidades para a casa ou colegas de outras salas, até que todas as letras sejam utilizadas.
>Escolhendo um nome por dia: Aproveitar o ajudante do dia e trabalhar a quantidade de letras que tem no nome dele e as possibilidades de construir outras palavras usando rimas, letras. Por exemplo Ana rima com banana e tem Ana no meio, alem da possiblidade de escrita com as letras de seu nome A N A (ANGELA, NESCAU, ALGODÃO)
>Nomes silabicamente: usar ampliando o repertório da criança ex: MURILO (Musica, Risada e Lousa)
>Registro dos nomes em comum das crianças
>Realizar situações problema e registro (espontaneo)
>Trabalho com alfabeto móvel
>ENTRE OUTRAS TANTAS ATIVIDADES;
OBSERVAÇÃO
Devemos observar nossos alunos para que seja planejado as atividades de acordo com as necessidades de cada sala de aula.
Cada aluno tem seu ritmo, mas devemos oportunizar ao aluno a ampliação desse repertório
Devemos lembrar que na Educação Infantil devemos usar todos os eixos de trabalho que é norteado pelo Referencial da Educação Infantil
 

Alfabetizar Brincando Copyright © 2010 Designed by Ipietoon Blogger Template Sponsored by Emocutez