Sempre nos deparamos com relação aos combinados da sala de aula, ou seja o que pode ou não fazer .
Mas já perguntamos aos nossos alunos o que eles sabem sobre isso? O que realmente significa o pode e o que não pode fazer?
Que tipo de punições ele tem dentro de casa? E se essa é a melhor forma de educar. (bater, castigo, etc).
Para que os combinados sejam realmente significativos devemos colher sobre o que eles sabem sobre os combinados (pode, não pode) e a partir desses dados planejar.
Não é fácil não, porque para ter significado é um trabalho árduo. Não adianta colocar placas na sala se não for a realidade da criança.
Os nãos podem ser modificados.... podem ser refletidos e assim interiorizados.
Quando os combinados estiverem construídos, faça-os valer de verdade, use-o para todos, pois todos tiveram participação. (incluindo o professor)
Quando for necessário o uso dos combinados o professor tem que ficar atento para não prejudicar um em detrimento do outro. (dois pesos, duas medidas), pois o que não pode para um, não pode para o outro e isso na minha opinião é o um ponto delicado porque se em uma mesma situação o professor toma decisões diferentes a probabilidade de perder a confiança é muito grande com seus alunos e reconquistá-la é uma tarefa difícil.
Agora deixo algumas sugestões para que os combinados sejam significativos:
< seja claro no que vai combinar com seus alunos
< se você errou, peça desculpas
< é válido para o aluno, é válido para o professor
< quando falar com o aluno, fale olhando nos olhos
< seja firme nas palavras, pois quando os alunos não nos entendem eles tiram suas próprias conclusões
< Combinados são para serem modificados
< Reflita com seus alunos sempre sobre eles (decorar os combinados não é valido)
< Combinados não deve ser encarado apenas como punição. Combinem coisas boas para serem realizadas.
< troca de experiências entre os professores, coordenadores, direção.
< não desista na primeira, ou segunda ou terceira adversidade
Mas se tudo o que fez não deu certo. Pare, Observe, Reflita sobre todas as ações
Trace metas e busque outros caminhos que se tornem significativos.
E pergunte a si mesmo
“ Como meus alunos me vêem?”;
“ qual é a figura que passo aos meus alunos?”;
“ como domino a sala de aula”;
“ todos os alunos são iguais ?”;
“ escuto meus alunos?”
“ já busquei todos os caminhos para meus alunos?”
Tenho certeza que ao refletir sobre essas e outras questões mostrará que há muitos caminhos a percorrer.
E não devemos desistir nunca.
afinal de contas, somos professores
2 comentários:
Oi, Ana!
Gostei muito das reflexões que você nos proporcionou neste texto.
Obrigada pela postagem!
Beijinhos,
Ivanise :)
OI ANA!
ADOREI SUA REFLEXÃO,SE TODOS AS PEDAGOGAS ORIENTASSEM DESTA MANEIRA COMO VOCÊ ESTÁ CITANDO NA REFLEXÃO,SERIA ÓTIMO.
VOCÊ ESTÁ DE PARABÉNS.
ABRAÇOS,
JUSSARA
Postar um comentário