EIXOS DE TRABALHO
IDENTIDADE E AUTONOMIA
São propostas atividades, a fim de que as crianças possam experimentar e utilizar recursos para expressarem seus desejos, sentimentos e idéias. Dessa forma, dá-se oportunidade ás crianças de ampliarem sua auto-estima, de valorizarem ações de cooperação e solidariedade, de adquirirem hábitos de auto cuidado e de aprenderem a respeitar regras básicas de convívio social.
MOVIMENTO
*Familiarização com a imagem do próprio corpo.
*Exploração de gestos, posturas e ritmos para expressar-se e comunicar-se na relação com a brincadeira, com o jogo e com o outro.
MÚSICA
É proposto o desenvolvimento da capacidade de ouvir, perceber e discriminar diferentes gêneros, estilos e ritmos musicais, cuidando para que as músicas não se limitem ao repertório infantil. A criança brinca, percebe e expressa sensações sentimentos e pensamentos em relação ao que a música comunica.
ARTES VISUAIS
Propiciamos ás crianças a oportunidade de utilizarem instrumentos e materiais diversos para explorarem suas características, propriedades e as possibilidades de manuseio que eles oferecem; criarem desenhos, pinturas, colagens e modelagens, usando seu repertorio; explorarem espaços bidimensionais e tridimensionais em suas produções artísticas; e valorizarem suas produções, bem como as de outras crianças e da Arte em geral.
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
Considerando a faixa etária e a oportunidade de ampliar a capacidade de comunicação, o trabalho com a oralidade, com a leitura e com a escrita ocorre de forma integrada e complementar, potencializando-se os diferentes aspectos que cada uma dessas linguagens exige das crianças. Trabalhar com textos que se sabe de cor (cantigas de roda, parlendas, quadrinhas, poesias, músicas etc.) O trabalho com a oralidade, leitura e escrita ocorre de forma integrada e complementar, potencializando os diferentes aspectos que cada uma dessas linguagens.
NATUREZA E SOCIEDADE
Proporcionar às crianças que ampliem suas experiências, favorecendo a construção do conhecimento sobre o mundo social e natural, formula perguntas, confronta idéias, busca soluções para que, posteriormente e gradativamente, possam compará-las com aquelas que a ciência propõe e, ainda possam explorar e estabelecer relações com o ambiente e as diferentes formas de vida.
MATEMÁTICA
Tem o objetivo maior levar a criança a compreender o mundo em que vive e perceber a utilidade da matemática em seu cotidiano. Para isso, é necessário que as crianças desenvolvam a capacidade de:
· Reconhecer e valorizar os números, as operações numéricas, as noções espaciais e de medidas, como ferramentas necessárias para seu dia-a-dia.
· Relacionar e comunicar as idéias matemáticas, para que consigam selecionar e organizar informações e estratégias, tomar decisões, ter confiança ao lidar com situações matemáticas novas, utilizando seus conhecimentos.
· Construir significados, dar sentido e estabelecer relação entre as ações físicas e mentais (relação entre o concreto e o abstrato) que realizam.
4 comentários:
ME CHAMO GLAUCE SOU DE GUAXUPÉ MG,ADOREI SUA EXPLICAÇÃO SOBRE OS EIXOS ME AJUDOU MUITO ESPERO RECEBER MAIS SUGESTÕES,TRABALHOS COM ALUNOS DE 4 ANOS NA CRECHE RECREIO INFANTIL ARCO IRIS,BEIJOS E ATÉ BREVE!!!
Muito obrigado ótima exolicação referente aos eixos.
Estudante de pedagogia
Excelente explicação. Adorei seu blog.
Um abraço fraternal
Beth
também adorei muito...........
Postar um comentário