Esse projeto, visa trabalhar de forma significativa o folclore com as crianças de educação infantil.
2- Justificativa
O folclore brasileiro é um conjunto de mitos, lendas, usos e costumes transmitidos por suas histórias o conhecimento popular e encantam os que as escutam.
Para a Educação Infantil a oralidade é muito importante, pois com ela as as crianças irão conhecer um pouco mais de nossa cultura.
3- Desenvolvimento:
Eixos Norteadores da Educação Infantil:
3.1- Identidade e autonomia:
Qual a influencia dos mitos, lendas em nossa vida?
O medo em nossas vidas? (como trabalhar esse sentimento)
O que é imaginário?
3.2 - Movimento:
As danças acompanham as músicas em vários rituais folclóricos, sendo as principais danças folclóricas brasileiras samba, baião, frevo, xaxado, maracatu, tirana, catira, quadrilha.
3.3 – Música
Trabalhar a origem de músicas populares cujo autor foi esquecido ou pode ter sido criada espontaneamente pelo povo.
A música folclórica encontradas em brincadeiras infantis, cantos religiosos, ritos, danças e festas.
Alguns Exemplos:
Cantigas de roda, cirandas ou brincadeiras de roda são brincadeiras infantis, onde tipicamente as crianças formam uma roda de mãos dadas e cantam melodias folcloricas, podendo executar ou não coreografias acerca da letra da música. (Roda pião, Escravos de Jó, Rosa juvenil, Sapo Cururu, O cravo e a rosa e Atirei o pau no gato.)
Cantigas de ninar, canções de ninar, acalantos ou cantigas de embalar são canções que as pessoas entoam para fazer os bebês dormirem suavemente.
3.4 – Artes Visuais:
A – Apreciação visual: Bumba meu Boi, Guido Boletti

B – Fazer Artístico:
Artesanato – expressão através da arte com as mãos, da habilidade manual e criatividade, originando peças de barro, palha, tecido, couro, papel, fibras, areia e materiais diversos.
Sugestões:
Tinta da Terra (vídeo)
Argila - construção de personagens folclóricos, panelas (ver vídeo)
Brinquedos – simples e fáceis, individuais ou coletivos, alguns podem ser fabricados em casa. São usados para compor o imaginário infantil, são parte da expressão da infância e transmitidos, também, por gerações.
Sugestão: Pipa (papagaio)
Uma brincadeira muito antiga porém ainda apreciada pelas crianças é a pipa, embora tenha sido esquecida pela nova geração e trocada por brinquedos de alta tecnologia, várias crianças ainda brincam com a pipa. Empinar pipa além de ser uma brincadeira saudável também pode ser muito produtiva e barata pois você pode fazer sua pipa em casa, sem gastar muito, aprenda como se faz.
Para fazer uma pipa você vai precisar:
1 folha de papel de seda (pode ser também crepom, manteiga, espelho ou até mesmo jornal)
Cola branca
2 varetas de bambu
Linha 10 de algodão
Como fazer:
OBSERVE A FIGURA ABAIXO E AS INSTRUÇÕES QUE SEGUEM.

1) Dobre a folha de acordo com o desenho 1 da figura.
2) Corte o papel na linha onde você dobrou
3) Cole as duas partes resultantes da forma como mostra a figura 3
4) Pegue uma vareta de bambu, meça, corte-a se necessário e cole na vertical
5) Pegue uma vareta de bambu, meça, corte-a se necessário e cole na horizontal
6) Espere secar a cola e envergue o bambu horizontal com a linha e vire a pipa de lado.
7) Faça o cabresto da sua pipa com a linha utilizando como medida as laterais, em seguida vire a pipa novamente.
3.5- Linguagem Oral e Escrita:
As principais manifestações do folclore na linguagem popular são as seguintes:
Adivinhações: também chamados de adivinhas. Consistem em perguntas com conteúdo dúbio ou desafiador.
Parlenda: são palavras ordenadas de forma a ritmar, com ou sem rima.
Provérbios: ditos que contém ensinamentos.
"Dinheiro compra pão, mas não compra gratidão."
"A fome é o melhor tempero."
"Ladrão que rouba a ladrão tem cem anos de perdão."
"Pagar e morrer é a última coisa a fazer."
Quadrinhas: estrofes de quatro versos sobre o amor, um desafio ou saudação.
Piadas: Piada ou Anedota é uma história curta de final geralmente surpreendente e engraçado com o objetivo de causar risos ou gargalhadas (ou sensação de) no leitor ou ouvinte. É um tipo específico de humor que, apesar de diversos estilos, possui características que a diferenciam de outras formas de comédia.
Literatura de Cordel: livrinhos escritos em versos, no nordeste brasileiro, e pendurados num barbante (daí a origem de cordel), sobre assuntos que vão desde mitos sertanejos às situações social, política e econômica atuais.
Frases prontas: frases consagradas de poucas palavras com significado direto e claro.
Frases de pára-choque de caminhão: frases humorísticas ou religiosas que caminhoneiros pintam em seus pára-choques.
Trava-Língua: É um pequeno texto, rimado ou não, de pronunciação difícil. Podemos definir os trava línguas como frases folclóricas criadas pelo povo com objetivo lúdico (brincadeira). Apresentam-se como um desafio de pronúncia, ou seja, uma pessoa passa uma frase difícil para um outro individuo falar. Estas frases tornam-se difíceis, pois possuem muitas sílabas parecidas (exigem movimentos repetidos da língua) e devem ser faladas rapidamente. Estes trava línguas já fazem parte do folclore brasileiro, porém estão presentes mais nas regiões do interior brasileiro.
3.6- Natureza e Sociedade:
Pesquisas: O que é folclore?
Quais lendas, mitos e contos folclóricos do Brasil?
Apresentação sobre Matinta Perêra
A Matinta Pereira é uma ave de vida misteriosa e cujo assobio nunca se sabe de onde vem. Dizem que ela é o Saci Pererê em uma de suas formas. Também assume a forma de uma velha vestida de preto, com o rosto parcialmente coberto. Prefere sair nas noites escuras, sem lua. Quando vê alguma pessoa sozinha, ela dá um assobio ou grito estridente, cujo som lembra a palavra: "Matinta Perêra..."
Para os índios Tupinambás esta ave, era a mensageira das coisas do outro mundo, e que trazia notícias dos parentes mortos. Era chamada de Matintaperera.
Para se descobrir quem é a Matinta Pereira, a pessoa ao ouvir o seu grito ou assobio deve convidá-la para vir à sua casa pela manhã para tomar café. (sua integra http://sitededicas.uol.com.br/folk_matinta.htm)
Filme Matinta perêra: http://www.portacurtas.com.br
3.7- Matemática:
- Gráficos (pesquisa, medos semelhantes, cores das pipas)
Brincadeiras:
- situações problema e relações entre o concreto e abstrato
- amarelinha
- 5 marias
- bolas de gude
Dobraduras:
Cata vento (passo a passo http://www.acessa.com/infantil/arquivo/oficina/2003/08/08-catavento/)
4 - Avaliação do ensino e da aprendizagem
A avaliação deve se dar de forma sistemática e contínua ao longo de todo o processo de aprendizagem.
É aconselhável que se faça um levantamento inicial para obter as informações necessárias sobre o conhecimento prévio que as crianças possuem , o que querem aprender e o que aprenderam e no final o retorno que o professor dá para as crianças a respeito de suas conquistas e daquilo que já aprenderam.
5 - Sistematização:
Exposição dos trabalhos realizados para os pais e comunidade
Dê os devidos créditos a quem o realizou: Ana Karina Pierangelli
Fontes pesquisadas :
http://www.suapesquisa.com/folclorebrasileiro/folclore.htm
http://o2o2.vilabol.uol.com.br/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Folclore_brasileiro
http://www.supersitesdaweb.com/folclore_brasileiro.htm
http://www.soutomaior.eti.br/mario/paginas/diconario.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cantiga_de_roda
http://pt.wikipedia.org/wiki/Acalanto
http://tinterra.blogspot.com/
http://ecopratico.com.br/blog/?tag=tinta-natural
http://www.desvendar.com/diversaoearte/festasculturais/folclore.asp
http://www.blogers.com.br/como-fazer-uma-pipa/
http://o2o2.vilabol.uol.com.br/
http://sitededicas.uol.com.br/folk_matinta.htm
http://www.portacurtas.com.br
http://www.rosanevolpatto.trd.br/brincadeiras.htm
http://brincandocomdobraduras.blogspot.com/
http://www.acessa.com/infantil/arquivo/oficina/2003/08/08-catavento/
http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/volume3.pdf
8 comentários:
Grande contribuição para nós!!
Passe no meu blog e pegue um selinho que estou repassando pra ti.
Beijos!!!
Genial! pArabens
Parabéns Professora pelo seu belíssimo trabalho!
Parabéns professora pelo lindo projeto!!! Há muito queria aprender como se faz uma pipa!!! Obrigada!!!
Parabéns pelo trablho...
Aplausos para tada a vida.
Xeru
Seu projeto foi de grande valia, para q o nosso projeto folclórico se concretizasse. PARABÉNS pelo belíssimo projeto. OBRIGADOOOOOOOOOOOO!!! Professora do ensino fundamental: Rosangela Marques - Macapá-AP
parabens professora,um belo trabalho.esse projeto me ajudou muito. e, continui sempre assim com muita criatividade.
adorei esse projeto professora é de muita criatividade.Valeu!
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