Quanto a esse tema, devemos ter o cuidado na abordagem, pois hoje em dia trabalhamos com crianças e sua diversidade familiar...
Identidade e Autonomia
O trabalho de reconhecimento da família -
Quem mora em casa?
Quem cuida de mim?
Existem mães que são pais e existem pais que são mães
avós, tias, que fazem o papel de mães
quem considero uma mãe.
Todos esse itens são de função primordial para que realmente conheça como é a vida da criança, seus anseios e a visão que tem sobre família e mãe.
Movimento
brincadeira de faz de conta – sobre o tema - Família
brincando de imitar – minha mamãe faz assim...
explorando com coreografia uma música sobre as mães
Natureza e sociedade
como é a relação de mãe e filho no reino animal?
(mostrar imagens e reflexão)
a importância do aleitamento materno
(imagens e reflexão)
Artes visuais
Sugestão: Catavento, Luciana Teruz
Mostra uma mãe , brincando com seu filho de colo com um catavento.
Esse é um momento de exploração, da diversidade familiar e raças, também
Trabalhando um pouco a história, as amas de leite de ontem e como são as amas de leite hoje
Releitura da obra
biscoito da mamãe
ingredientes:
3 xícara(s) (chá) de manteiga
80 gr de açúcar
2 unidade(s) de ovo
3 1/2 xícara(s) (chá) de farinha de trigo
1 colher(es) (chá) de fermento químico em pó
1 colher(es) (chá) de sal
1 1/2 colher(es) (chá) de essência de baunilha
modo de preparar:
Misture a farinha, o fermento e o sal. Bata a manteiga com o açúcar até obter um creme. Acrescente a baunilha, os ovos, e por último acrescente a mistura com a farinha, só até combinar. Abra a massa em dois discos sobre uma superfície enfarinhada. Coloque na geladeira por aproximadamente duas horas. Abra cada um dos discos com meio centímetro de espessura. Corte as bolachinhas com forminhas no formato desejado. Coloque as bolachas nos tabuleiros, não há necessidade de untá-los ou polvilhá-los com farinha de trigo. Asse em forno baixo, pré-aquecido por oito a dez minutos , assim que começarem a dourar estão prontas.
Rende aproximadamente 60 bolachinhas
Construção de uma obra de arte senda a própria criança, usando a técnica do giz molhado
Deixar o giz submerso na água
Ao Iniciar esse trabalho, usar apenas o giz de cera, para que possam desenhar-se, mas explique que deve ser realizado na folha inteira, (mostre para as crianças como deve ser feito)
Depois peça para que ao escolher uma cor para a cabeça, devem usar nos braços e pernas.
As roupas com a cor que não seja do corpo.
Agora vem a parte mais importante, o fundo e nesse momento terá que realizar a intervenção com todas as crianças, pois o desenho deve sobressair, então escolha uma cor ou duas para o fundo que não tenha sido utilizada no corpo.
Depois de seco, com canetinha ou giz de cera faça os detalhes dos olhos, boca, cabelos e a assinatura.
Aplique verniz ou cola, tomando cuidado pois a canetinha pode manchar e finalize com uma moldura
construção da mesma forma com o giz molhado, mas como releitura à partir da foto da mãe
Matemática
Explore as datas comemorativas do dia das mães no mundo (construção de um livro)
Construa Situações problema envolvendo a receita de biscoito
Construção do catavento, da obra de arte de Luciana Teruz
Explorando a mamãe: calçado, manequim, corte de cabelo, cor dos olhos, entre outros, mas tomando cuidado, pois não queremos denegrir a imagem de ninguém, mas mostrar que existem diferenças e devemos respeitar (construção de um livro, gráficos, etc)
Música
Há uma amplitude de músicas sobre as mães, vou deixar em meu disco virtual algumas sugestões (http://www.4shared.com/dir/11762419/b5293711/sharing.html)
mas pode ser construído também uma música com a autoria da sala de aula
Linguagem Oral e Escrita
A Linguagem Oral e Escrita está atrelado a todos os eixos com, pesquisas, roda da conversa, organização do trabalho, receita do biscoito, entre outros
Outras sugestões:
Construção de Acrósticos, poesias
Rimas dos nomes
complementação do livro da mães com preferencias de alimentação, humor, brincadeira preferida (na visão da criança)
Atividades utilizando os nomes das mães ou a inicial (se há todas as letras do alfabeto ou não)
Uso do alfabeto móvel na construção do nome da mãe.
Trabalho com história em quadrinho e confecção de uma história em quadrinhos (http://patacoadas-do-cleber.blogspot.com/2008/05/histria-em-quadrinhos-grafite-e-seus_09.html)
Culminância:
Exposição: releitura da própria criança e da foto da mãe; livros confeccionados pelas crianças,
Apresentação de uma música com a coreografia
Presente as bolachinhas confeccionadas pelas crianças e a receita com dedicatória.
Fontes pesquisadas:
http://www.esoterikha.com/presentes/mensagens-em-slides-dia-das-maes-ao-redor-do-mundo.php
http://www.klickeducacao.com.br/2006/conteudo/pagina/0,6313,-2110-18797-,00.html
http://patacoadas-do-cleber.blogspot.com/2008/05/histria-em-quadrinhos-grafite-e-seus_09.html
http://www.teruz.com/
http://www.cybercook.com.br
blogger:
http://alfabetizarbrincando.blogspot.com/
meu DV:
http://www.4shared.com/dir/11762419/b5293711/sharing.html
(anakarina)
meus picasas:
http://picasaweb.google.com.br/anakpier
http://picasaweb.google.com.br/anakpier2
http://picasaweb.google.com.br/anakpier3
skype: anakpier
0 comentários:
Postar um comentário