segunda-feira, 21 de abril de 2008

Para alfabetizar os alunos

Postado por Ana Karina às 22:41
Para Alfabetizar os Alunos
*organize a classe de maneira que todos os alunos possam participar dos projetos
*leia diariamente para eles
*escreva na lousa ou num cartaz o título do texto lido e o nome dos personagens (se houver)
*peça que reproduzam o que você leu, como souberem
*coloque material de leitura ao alcance dos alunos
*comente sobre livros ou outros textos que você leu e achou interessantes
*trabalhe com textos que permitam memorização, organize coletâneas com eles e incentive o aluno a fazer leitura de memória
*leve para a sala de aula embalagens vazias, folhetos de propaganda, catálogo de livros etc
*crie situações em que a escrita se faça necessária
*faça produção coletiva de textos
*procure ler o que os alunos rabiscam ou tentam escrever - traduza para a escrita convencional
*distribua letras móveis e desafie-os a formar e ler palavras
*ofereça jogos e incentive-os a jogar
*elogie todas as tentativas dos alunosTrabalho com Classes Heterogêneas
Atividades das quais todos participam:
conversas e debates
leitura, compreensão e interpretação de texto
produção de texto: coletiva, em grupos, dupla e individual
recriação de texto de outros autores
Atividades para alunos não alfabetizados:
jogos para:
reconhecer letras
relacionar som e grafia
perceber como se combinam letras formando palavras
leitura apoiada principalmente na memória e na ilustração
escuta de leitura
compreensão e interpretação de textos (oralmente, através de desenhos, dramatizações, tentativas de escrita)
Atividades exclusivas para alunos alfabetizados:
jogos para aperfeiçoar:
grafia das palavras
aspectos gramaticais
segmentação de palavras e frases
uso de dicionário
trabalho independente de leitura e escrita
revisão de texto (autocorreção)
reescrita de texto - coletiva, em duplas, individualmente
Sugestões de atividades:
Atividades das quais todos participam:

Leitura de histórias e outros textos
desperta e desenvolve o gosto pela leitura;
favorece o conhecimento intuitivo da escrita;
possibilita a internalização do discurso escrito - por exemplo, a leitura freqüente de texto narrativo favorece a apropriação da estrutura da narrativa e do uso de elementos de coesão, contribuindo para que o aluno produza textos mais claros e coerentes
Elaboração de jornal
possibilita que o aluno se exercite na produção de diferentes tipos de textos (narrativo, informativo, argumentativo, publicitário, humorístico etc;
desenvolve habilidades de planejamento, coleta e organização de informações; escolha do tipo de texto mais adequado à finalidade definida; planejamento do texto a ser escrito, de acordo com a modalidade textual (narrativo, publicitário, argumentativo etc; revisão e reescrita de texto; diagramação; ilustração.
Títulos (de histórias e outros textos)
favorecem a leitura do texto (ajudam a antecipar o conteúdo / mensagem do texto)
ajudam a estabelecer relação entre texto e contexto (construção do sentido)
contribuem para a alfabetização inicial:
são modelos de escrita convencional - quando, após uma leitura feita, o professor registra o título na lousa ou num cartaz para o aluno copiar no caderno;
levam a pensar sobre a escrita - quando o aluno é solicitado a escrever o título da história lida, da forma que sabe;
possibilitam observar a separação das palavras numa frase;
podem ser utilizados em diferentes atividades (dar títulos a desenhos, contos etc.
Trabalho com nomes próprios
os nomes próprios são um ótimo ponto de partida para a alfabetização porque:
são palavras significativas para os alunos;
funcionam como modelos estáveis de escrita convencional;
propiciam o confronto entre diferentes escritas (diferentes nomes têm letras diversas, diferentes quantidades e arranjos de letras);
fornecem informações sobre letras e outras convenções da escrita de palavras (variedade, quantidade, posição das letras na palavra).
Atividades com letras móveis
facilitam a alfabetização inicial porque:
os alfabetizandos arriscam-se mais em suas tentativas de escrita e corrigem com mais rapidez e menos esforços quando erram;
favorecem a reflexão sobre a escrita: que letras usar, quantas, em que ordem;
estimulam a cooperação entre os colegas - os mais adiantados ajudam os que têm dificuldade.
Jogos
levam ao reconhecimento das letras do alfabeto;
ajudam a relacionar som e grafia
contribuem para a percepção de como se combinam letras para formar palavras;
fixam a grafia correta de palavras mais usuais;
favorecem a aprendizagem de conteúdos gramaticais.
Revisão e escrita coletiva e individual de texto
desenvolve a consciência da necessidade de estruturar bem o texto, evitando lacunas e repetições, utilizando eixos de coesão próprios da escrita e pontuação;
favorece o uso adequado da concordância verbal, nominal e pronominal;
contribui para a grafia correta das palavras mais usadas.
Trabalho com rimas: poesias, letras de músicas, parlendas, adivinhas etc
desperta e desenvolve o gosto por esse tipo de texto;
desenvolve a sensibilidade e a consciência sonora, fundamentais para a alfabetização;
familiariza o aluno com aspectos dircursivos do texto poético: rima, ritmo, repetição, uso de metáforas e aspectos gráficos de organização desse tipo de texto;
por ser fácil de memorizar, o texto poético pode ser usado na alfabetização inicial: como modelo de escrita convencional; como texto para leitura de memória; para atividades lúdicas do tipo: descobrir a palavra que falta, colocar em ordem os versos, remontar estrofes, recortando e colando as palavras da poesia, canção ou parlenda etc.
Trabalho com rótulos e propagandas
possibilita o reconhecimento de nomes de marcas conhecidas;
propicia o contato com diferentes tipos de letras;
funciona como modelo de escrita convencional;
leva a pensar sobre como se estruturam as palavras (letra inicial e final, relação entre som e grafia, posição das letras na palavra);
favorece a capacidade de grafar um certo número de palavras e frases curtas (apoiando-se na memória) mesmo antes de estar alfabetizado.
FONTE: SITE PLANETA EDUCAÇÃO
funciona como modelo de escrita convencional;
leva a pensar sobre como se estruturam as palavras (letra inicial e final, relação entre som e grafia, posição das letras na palavra);
favorece a capacidade de grafar um certo número de palavras e frases curtas (apoiando-se na memória) mesmo antes de estar alfabetizado.

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