sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Postado por Ana Karina às 14:57 1 comentários
Movimento
Jogos e Exercícios Sensório- Motores
São atividades com valor exploratório, pois são realizadas para explorar e exercitar os movimentos do próprio corpo, seu ritmo, sua cadencia e seu desembaraço, bem como os efeitos que sua ação pode produzir.

1 . Andar

 livremente, batendo palmas.
 para frente.
 de costas.
 com as mãos na cabeça ou na cintura.
 na ponta dos pés.
 encostando um pé à frente do outro.
 sobre diferentes tipos de linha traçados no chão: reta, curva etc.
 seguindo o contorno de figuras geométricas traçadas no chão com giz (quadrado, triângulo, círculo etc.).
 com as pernas abertas, sobre uma corda esticada no chão.
 procurando seguir determinado ritmo, que poderá variar do mais lento ao mais rápido (utilizar recursos como palmas, batidas de pé, coquinho etc., para marcar o ritmo).
 aos pares ou trios, de mãos dadas, seguindo um estímulo auditivo (uma música, por exemplo) ; cessando o estímulo, as duplas ou trios param. Repetir várias vezes.


2. Correr

 com as mãos na cintura ou na cabeça.
 rolando uma bola.
 chutando uma pedrinha ou um saquinho de areia.
 num pé só (como um saci).
 e parar bruscamente, a um sinal combinado.
 seguindo ritmo marcado por tambor, palmas etc.
 sobre uma linha traçada no chão.
 pisando sobre formas desenhadas no chão com giz (círculos etc.).
 desviando de obstáculos colocados no chão.
 em duplas de mãos dadas com o colega.
 ao lado do colega, sem lhe dar as mãos.
 estando atrás do colega, sem no entanto tocá-lo.
 em duplas ou trios, um atrás do outro, segurando no ombro do colega que está à sua frente.
 Corrida dos patos: correr de cócoras, com as mãos sobre o joelho e os braços flexionados, como se Corrida de gigantes: correr na ponta dos pés, com os braços levantados.
 Corrida do pé à frente: colocar um pé à frente do outro, o mais depressa possível.
 Corrida do transporte: correr em duplas, segurando o mesmo objeto (um banquinho, um balde etc.).
 Corrida do copo: correr, segurando um copo de plástico que contenha um pouco de água, procurando não derramá-la.


3. Levantar (o corpo, partes do corpo ou objetos)
 Deitados ou sentados, a um sinal combinado, levantar o corpo do chão ou da cadeira.
 Elevar os braços pelos lados (como se fossem asas), levantando-os e abaixando-os; até o alto da cabeça , bater palmas
 Deitados de costas, com pernas e braços estendidos,elevar os braços, movimentando-os para trás, para frente, para um lado e para outro.
 De costas para uma mesa, braços para trás, tentar apanhar um objeto que se encontre sobre ela. Levantá-lo, atrás do corpo, até a altura permitida pela mobilidade de seu braço; recolocá-lo em cima da mesa.
 Observação: o objeto deve ser inquebrável e flexível, de maneira a facilitar sua apreensão, como, por exemplo, objetos de espuma ou bonecas de pano.
 Levantar com os pés saquinhos de areia, feijão, ou milho.
 Em duplas, tentar levantar com a testa uma bola grande, que está sobre a mesa;

4. Transportar (puxando, carregando, empurrando, removendo, afastando, esvaziando, lançando, rolando)
 Carregar, de um local a outro previamente combinado, com o auxílio das mãos, um objeto (cadeirinha, banquinho, brinquedo).
 Puxar, até um local combinado, objetos mais pesados como, por exemplo, saquinhos com pedrinhas etc.
 Transportar no braço, sem o auxílio das mãos, roupa, caderno, jornal, uma folha de papel etc., até um local combinado.
 Transportar, com o auxílio do pé, objetos que possam se acomodar sobre ele, tais como: borracha, retalhos de tecido, saquinhos de areia, feijão, milho, alpiste etc.
 Transportar pequenos objetos a um local combinado, empurrando-os vagarosamente com os pés.
 Transportar na cabeça pequenos objetos (borracha, caderno, uma folha de papel etc.), até um local combinado.
 Empurrar uma bola com os calcanhares, levando-a de um lado para outro com leves impulsos.
 Passar água ou areia de um baldinho para outro, utilizando-se de copinhos etc.
 Em trio, transportar um colega sentado em uma cadeirinha; sentado sobre os braços de dois participantes (brincadeira de cadeirinha).
 Em fila, passar a bola do primeiro ao último participante (por cima da cabeça, por entre as pernas,pelo lado).

5. Saltar (pular)
 no mesmo lugar, com os dois pés juntos.
 com os dois pés juntos, para frente, para trás e para os lados.
 no mesmo lugar, com um pé só; revezar os pés.
 pular corda,
 Pular amarelinha sem pedra.
 com os dois pés(um pé só) juntos, sobre um bastão colocado no chão, para frente, para trás e para os lados.
 com as pemas abertas, sobre um bastão ou pequenos objetos colocados no chão (por exemplo: saquinhos de areia).
 de cima de um bloco (tijolo de construção) para frente, para trás, para um lado e para outro.
 Em duplas ou trios, lado a lado, e de mãos dadas, pular no mesmo lugar.
 Em duplas, frente .a frente, pular no mesmo lugar com as mãos no ombro do companheiro.
 Em duplas ou trios, pular no mesmo lugar, lado a lado, e abraçados pela cintura.
 Em duplas ou trios, um atrás do outro e com as mãos no ombro do colega da frente, saltar seguidamente até chegar a um determinado ponto; girar o corpo, dando meia-volta, colocar novamente uma das mãos no ombro do colega da frente e reiniciar o percurso.
 Em duplas e de mãos dadas, saltar uma corda parada.

6. Marchar
 Marcar passos no local, elevar ao máximo uma perna, depois a outra, acompanhando um estímulo sonoro (batidas com coquinho, palmas etc.); batendo forte só um dos pés.
 Marcar passos no mesmo lugar e, a um sinal combinado, mudar de posição (dando meia-volta, por exemplo); continuar marcando passo; movimentando os membros inferiores e superiores.
 Marchar de forma mais rápida, de acordo com um estímulo sonoro (batida de tambor, coquinho etc.).
 Marcha cadenciada com paradas bruscas: marchar enquanto durar um estímulo sonoro e parar imediatamente quando ele cessar; retomar a marcha logo que ele se reinicie.
 Marcha cadenciada com mudança de direção: marchar numa direção; a um sinal combinado, marchar
 em sentido contrário.
 Em duplas ou trios, marchar lado a lado, de acordo com um ritmo marcado por tambor, coquinho, palmas etc.,
7. Galopar
 livremente, montados num cabo de vassoura.
 em ritmo acelerado, com paradas repentinas,marcadas por um sinal combinado (palmas, apito etc.).

8. Lançar e pegar
 Lançar objetos (bolas etc.) a grandes distâncias, sem alvo definido; tendo em vista um alvo mais limitado (uma parede, por exemplo).
 Lançar uma bola de meia, tentando alcançar um alvo desenhado na parede e bem acima da altura dos participantes.
 Lançar uma bola de meia dentro de uma caixa de papelão, sapato etc.
 Jogar a bola na parede e tornar a pegá-la.
 Jogar a bola no chão e tornar a pegá-la.
 Jogar a bola para o alto e tornar a pegá-la.
 Jogar a bola no chão e rebatê-la.
 Brincar de encestar bolas.
 Em pares, lançar de um para o outro, uma bola ou um saquinho com areia, grãos etc.
 Dispostos em círculo, jogar a bola uns para os outros.
 Lançar uma bola para o alto e bater palmas uma ou mais vezes, antes de pegá-la novamente.

9. Chutar

 Dar pontapés em saquinhos de areia.
 Chutar bola.
 Chutar pedrinhas.


10. Atividades dígito-manuais

 Fazer movimentos de jogar beijos com a mão.
 Movimentar os pulsos para os lados, fazendo um gesto de adeus.
 Movimentar os pulsos, como um limpador de pára-brisas.
 Movimentar os pulsos para frente e para trás.
 Abrir e fechar as mãos, ora com as palmas voltada para baixo, ora para cima.
 Agarrar partes do próprio corpo (braço, dedos, coxa perna, tornozelo).
 Agarrar saquinhos de areia, amassá-los, bater com as mãos e os dedos e jogá-los de uma mão para outra
 Com a palma da mão sobre a mesa, levantar e abaixar cada dedo.
 Separar e aproximar os dedos, como um leque (fazer em diversas posições).
 Movimentar o polegar para frente e para trás.
 Girar o polegar.
 Girar cada um dos dedos separadamente.
 Tocar, com o polegar da mesma mão a ponta de todos os dedos sucessivamente; fazer o exercício ora
 com uma mão, ora com outra.
 Com as palmas das mãos unidas, separar e aproximar os dedos de uma mão aos dedos da outra mão, sem separar as palmas.
 Movimentar o indicador e o dedo médio no plano vertical, como se fossem um homem andando.
 Movimentar o indicador e o dedo médio no plano horizontal, como uma tesoura.
 Fazer movimentos de pinça com todos os dedos juntos.
 Fazer movimentos de pinça com o indicador e o dedo médio.
 Girar pequenas argolas com os dedos.
 Com a ponta dos dedos, levantar alguns fios do próprio cabelo.


11. Coordenação visomotora

 Sobrepor objetos: colocar os objetos uns sobre os outros (cubos de madeira etc.).
 Encaixar objetos: colocar, por exemplo, copos de papel de diferentes tamanhos um dentro do outro.
 Fincar palitos sobre base de isopor.
 Colocar pregadores de roupa em volta da borda de uma caixa de sapatos.
 Perfurar retalhos de plástico com palitos.
 Enfiar contas, macarrão ou canudinhos cortados, fazendo colares, pulseiras etc.
 Picar e repicar papel, palitos, gravetos etc., com os dedos.
 Cortar com tesoura: papel, barbante, diferentes fios e tecidos.
 Alinhavar


12. Explorar sons e movimentos e acompanhar ritmos lentos e rápidos
 Provocar sons com o próprio corpo: soprar, estalar a língua, estalar os dedos, bater os pés no chão, bater um pé no outro, bater palmas, bater as mãos no próprio corpo ou em objetos etc.
 Provocar ruídos com materiais disponíveis no momento: lápis, caneta, caderno, giz, cadeira (batendo,
 esfregando, puxando, arrastando etc.).
 Manipular objetos que provocam ruídos, batendo, sacudindo, raspando, amassando, apertando. Utilizar objetos tais como: latinhas contendo pedrinhas ou grãos, reco-reco, língua-de-sogra, folha de papel etc.
 Bater palmas ao som de uma canção; parar assim que ela termine.
 Dançar e parar sucessivamente, seguindo um estímulo sonoro (músicas e cantos).
 Variação: dançar seguindo ritmos lentos e rápidos.
 Acompanhar estruturas rítmicas simples, movimentando as mãos e os dedos: batendo palmas; estalando os dedos.

Jogos e Atividades envolvendo Representação Simbólica
A representação simbólica supõe a formação da imagem mental. Por isso, os jogos e atividades a seguir têm como base a imagem mental e envolvem a imitação, imaginação e linguagem.

1. Metamorfose de objetos e desempenho de papéis: brincar de casinha, de escola, de médico e dentista, etc..
2. Jogos Imitativos
 Imitar a forma de andar dos animais: andar como gato, elefante, tartaruga, pular como um sapo etc.
 Cavalo e cavaleiro
- Galopar livremente montados sobre um cabo de vas¬soura, imitando um cavalo-de-pau.
- Galopar em ritmo acelerado, montados sobre um cabo de vassoura (cavalo-de-pau) e parar repentinamente a um sinal combinado (palmas, apito etc.).
- Montados sobre um cabo de vassoura, imitando um cavalo-de-pau: galopar lentamente; galopar sobre cavalo bravo; galopar sobre cavalo teimoso (que quer ir para um lado diferente do que o cavaleiro quer caminhar);
- Galopar em duplas no mesmo cavalo: inicialmente sobre um cabo de vassoura e depois sem ele, galopar apenas imaginando-se sobre um cavalo.
 Imitar meios de transporte: voar como avião, correr como carro, andar como trenzinho.
 Andar imitando pessoas e objetos:
- um velhinho;
- um cego atravessando a rua;
- uma pessoa distraída;
- alguém carregando uma coisa muito pesada; .um robô;
- uma pessoa com sapato apertado;
- uma mãe carregando o filho no colo;
- alguém com muita pressa etc.
 Profissões:
- Um bombeiro subindo a escada de seu carro para apa¬gar o fogo.
- Um domador de circo domando a fera com chicote. Um palhaço brincando de levantar peso.
- Uma lavadeira lavando roupa (esfregando, torcendo,pendurando no varal e passando a ferro).
- Um marceneiro serrando madeira e martelando prego.
- Um padeiro preparando pão (batendo a massa, abrindo com rolo, fazendo os pãezinhos, arrumando-os na fôrma e colocando-os no forno).
- Uma cozinheira fazendo comida (batendo ovo, mexendo a panela e lavando os pratos).
- Um pianista tocando piano.
- Uma costureira fazendo uma roupa (cortando e cos¬turando).
- Um relojoeiro consertando e dando corda no relógio.
3. Jogos de adivinhação:
 Mímica: observar os movimentos realizados por um participante, tentando adivinhar a ação que ele está imitando. Por exemplo:

- Comer;
- chutar uma bola;
- pegar uma flor e sentir-lhe o perfume
- pintar uma parede;
- escrever na lousa;
- tocar um piano
- lavar roupa etc.


 Um diz: -"Estou pensando na parte do meu corpo que serve para ver. Qual é?". Os outros tentam adi¬vinhar, dizendo o nome dessa parte do corpo. Várias questões podem ser apresentadas para adivinhação como, por exemplo: -"Estou pensando na parte do corpo que serve para:

- ouvir;
- andar, correr, pular , chutar;
- segurar um objeto, agarrar uma bola, desenhar ,escrever" etc.


 Uma criança (ou a professora) faz perguntas em forma de adivinhação: -"O que é, o que é:

- que fica em cima do pescoço?
- que fica entre o pé e o joelho?
- que fica entre os olhos e a boca?" etc.

As crianças tentam adivinhar, nomeando a parte do corpo, apontando-a ou movimentando-a.

 Uma criança diz que está pensando num objeto, e dá uma indicação de onde ele está como, por exemplo: -"Estou pensando num objeto que está:

- em cima do armário;
- ao lado da porta;
- em frente à janela;
- atrás da mesa "etc.

As outras crianças tentam adivinhar qual é o objeto.

 Uma criança diz: -"O que é, o que é? Estou pen¬sando num objeto que serve para:

- escovar os dentes;
- comer;
- escrever;
- apagar o que se escreve" etc.

As outras crianças tentam adivinhar qual é o objeto.

 Formar um círculo; um participante vai para o centro, observa os outros à sua volta e diz: -"Estou pen¬sando em alguém. Quem será?".. Descreve, então, a criança em quem está pensando: tem cabelo curto, usa óculos, está de blusa branca, de tênis etc. As demais tentam adivinhar quem é, a partir da descrição feita.

 Adivinhar quem é: as crianças ficam de olhos fecha¬dos, enquanto a professora escolhe um participante, que deverá cobrir-se com um lençol ou uma toalha e movimentar-se, fazendo aparecer de vez em quando alguma parte de seu corpo ( ora levantando um pouco o lençol de maneira a mostrar os pés, ora colocando um dos braços para fora etc.). As outras abrem os olhos e observam, tentando descobrir quem se es¬conde sob o lençol.

 Uma criança diz: -"Estou pensando em alguém que:

- faz pão;
- apaga o fogo;
- vende jornal ;
- trabalha na feira;
- dirige ônibus;
- cuida dos dentes;
- pinta casas;
- constrói casas;
- ensina crianças;
- vende remédios;
- faz roupas;
- recolhe lixo;
- conserta sapatos etc.

Quem será?".
As demais crianças tentam adivinhar .

 Uma criança imita um animal através de gestos e movimentos.. As outras tentam descobrir qual é o animal que está sendo imitado.

4. Telefone sem fio: duas crianças conversam uma com a outra, num telefone imaginário.
5. Inventar finais diferentes para as histórias: a professora conta uma história e as crianças imaginam um final diferente para ela.
6. Inventar histórias à vista de gravuras: a criança observa duas ou três gravuras, contendo cenas relacionadas entre si, e as coloca em ordem, de acordo com a seqüência das ações. Depois imagina uma história à vista da seqüência das cenas.
7. Seguir um percurso indicado: divididos em pequenos grupos, brincar de trenzinho, movimentando-se segundo o percurso indicado pela professora ou por uma das crianças:
 passar por entre a cadeira e a parede;
 virar para a esquerda;
 seguir em frente;
 dobrar para a direita;
 andar em volta da mesa etc.
8. Estimar distâncias: marcar um ponto de saída e um ponto de chegada (por exemplo, uma pedra e uma caixa). A criança faz o percurso de um ponto a outro, contando quantos passos deu.
9. Brincar de espelho, usando todo o corpo: uma criança se movimenta, virando a cabeça para o lado, levantando um braço ou uma perna etc. As outras crianças fazem o papel do espelho, reproduzindo as suas posições.
10. Brincar de espelho, usando apenas a cabeça e o rosto: formar duplas, um em frente ao outro; um movimenta a cabeça, os olhos, a boca, fazendo uma expressão de alegria, tristeza, surpresa, ou uma careta, e o outro reproduz a expressão facial do primeiro (revezar as crianças).
11. Repetir e inventar: divididos em pequenos grupos, um ao lado do outro: um deles faz um movimento como, por exemplo, levantar braço ou a perna, dar um passo à frente etc.; o que está ao seu lado copia este movimento e acrescenta mais um, e assim sucessivamente; recomeçar a partir do último a realizar o exercício.
12. Ampliar frases: uma criança diz uma frase para um colega, que deverá repeti-la para outra, ampliando-a, e assim sucessivamente. Por exemplo:
"Paulo foi ao circo;
"Paulo foi ao circo e viu o palhaço;
"Paulo foi ao circo e viu o palhaço fazendo graça;
"Paulo foi ao circo e viu o palhaço fazendo graça e o domador de leões;
"Paulo foi ao circo e viu o palhaço fazendo graça, o domador de leões e o mágico;
"Paulo foi ao circo e viu o palhaço fazendo graça, o domador de leões e o mágico que tirou um coelho da cartola".
E assim a brincadeira continua, com as crianças repetindo o que os colegas disseram e acrescentando mais alguma palavra ou expressão.
13. Reconhecer sons: ficar em silêncio, com os olhos fechados, e ouvir os sons do meio ambiente, tentando reconhecê-los:
 sons da natureza: água, vento, trovão, chuva etc.;
 sons produzidos pelo corpo: vozes, batidas de pés no chão,
 batidas de palmas, sons produzidos pelo andar etc.;
 sons produzidos por objetos: barulho de carro, motocicleta, máquina de datilografar etc.
14. Descobrir de onde vem o ruído: uma criança, de olhos vendados, deve dizer ou apontar para o local de onde provém determinado som (passos, palmas, vozes, sons produzidos por objetos etc. ) .
15. Reconhecer objetos através do som: deixar cair alguns objetos (lápis, moeda, borracha etc. ); a criança de olhos vendados, tenta adivinhar qual foi o objeto que, ao cair, provocou aquele som.
16. Reconhecer partes do corpo através do som: uma criança faz um som com o próprio corpo (bater palmas, bater os pés no chão, estalar os dedos, tossir etc.), enquanto outro permanece de olhos vendados e tenta descobrir qual a parte do corpo que provocou aquele som, repetindo-o.
17. Reconhecer o conteúdo dos objetos através do som: descobrir o conteúdo de latinhas, caixas etc., apenas ouvindo o som que delas provém, quando movimentadas. Exemplo: pedrinhas, moedas, grãos etc.
18. Movimentar-se seguindo um som: executar movimentos pré-estabelecidos de acordo com as características do som emitido(breve-longo, forte-fraco, grosso-fino) como, por exemplo:
 ao ouvir um som longo (aaaaaaaaaa), colocar as mãos na
 cabeça; ao ouvir um som breve (aaa), sentar-se; .
19. Desenhar utilizando determinada cor quando ouvir sons fortes e, ao ouvir sons fracos, utilizar cor diferente etc.
20. Reproduzir ritmos: repetir um ritmo produzido pela professora: com palmas, batendo os pés no chão, batendo o lápis sobre a mesa, com coquinhos, latinhas contendo grãos, pedras, etc.
21. Modelagem: utilizar argila ou massa.
22. Colagem:
 de objetos, no plano tridimensional (caixas de fósforo, palitos de sorvete etc.);
 de figuras em folhas de papel de vários tamanhos e espessuras;
 de material variado: retalhos picados, algodão, folhas, lã, barbantes, grãos, confetes, serragem, pó de giz etc.
23. Dobradura: utilizar vários tipos de papel, percebendo as diferentes texturas, formas etc.
24. Pintura: a dedo, com lápis-estaca, giz, pincéis de grossuras diferentes, lápis de cor comum etc.
25. Desenhos cegos ao som de ritmos diferentes: com os olhos fechados, segurando um lápis-estaca, deixar a mão deslizar sobre o papel, traçando linhas ao acaso, seguindo ritmos lentos e rápidos.
26. Desenho em grupo: formar pequenos grupos, sentados em círculo; cada um recebe uma folha de papel, na qual faz um desenho. A um sinal combinado, cada criança passa a sua folha para o colega do lado, que deverá completar o desenho, e assim sucessivamente, até que todas as crianças do grupo tenham desenhado em todas as folhas. A primeira folha em que a criança desenhou acaba retornando para ela, acrescida dos detalhes desenhados por todos os colegas.
27. Desenhar, pintar ou escrever ao som de uma música: desenhar, pintar ou escrever livremente e parar assim que a música seja interrompida.

Jogos de Regras
Os jogos de regras são jogos de combinações sensório~motoras ou intelectuais, regulamentados por regras previamente estabelecidas, que norteiam a cooperação e a competição entre os participantes.
Esse tipo de jogo é, portanto, uma atividade eminentemente social, pois pressupõe a existência de parceiros e a observância a alguns regulamentos definidos.

 Amarelinha
 Barra Bandeira
 Barra Manteiga
 Batata-quente
 Boca do forno
 Bola no ar
 Bola no túnel
 Cabo de Guerra
 Cabra- Cega
 Caí no Poço
 Coelhinho na toca
 Corrida da Bola
 Corrida da Centopéia
 Corrida do Bastão
 Corrida do ovo e da Batata
 Corrida dos Sacis
 Dança das cadeiras
 Elefantinho Colorido
 Esconde-esconde
 Garrafão
 Gato e rato
 Lenço atrás
 Lobos e Carneirinhos
 Mãe da Rua
 Passarás
 Pega- Pega
 Queimada
 Etc.


***********************************
Fonte de Consulta:
Atividades Lúdicas na Educação da Criança
Leonor Rizzi e Regina Célia Haydt
Editora Ática

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Combinados na sala de aula -reflexão

Postado por Ana Karina às 21:52 2 comentários
Sempre nos deparamos com relação aos combinados da sala de aula, ou seja o que pode ou não fazer .
Mas já perguntamos aos nossos alunos o que eles sabem sobre isso? O que realmente significa o pode e o que não pode fazer?
Que tipo de punições ele tem dentro de casa? E se essa é a melhor forma de educar. (bater, castigo, etc).
Para que os combinados sejam realmente significativos devemos colher sobre o que eles sabem sobre os combinados (pode, não pode) e a partir desses dados planejar.
Não é fácil não, porque para ter significado é um trabalho árduo. Não adianta colocar placas na sala se não for a realidade da criança.
Os nãos podem ser modificados.... podem ser refletidos e assim interiorizados.
Quando os combinados estiverem construídos, faça-os valer de verdade, use-o para todos, pois todos tiveram participação. (incluindo o professor)
Quando for necessário o uso dos combinados o professor tem que ficar atento para não prejudicar um em detrimento do outro. (dois pesos, duas medidas), pois o que não pode para um, não pode para o outro e isso na minha opinião é o um ponto delicado porque se em uma mesma situação o professor toma decisões diferentes a probabilidade de perder a confiança é muito grande com seus alunos e reconquistá-la é uma tarefa difícil.
Agora deixo algumas sugestões para que os combinados sejam significativos:
< seja claro no que vai combinar com seus alunos
< se você errou, peça desculpas
< é válido para o aluno, é válido para o professor
< quando falar com o aluno, fale olhando nos olhos
< seja firme nas palavras, pois quando os alunos não nos entendem eles tiram suas próprias conclusões
< Combinados são para serem modificados
< Reflita com seus alunos sempre sobre eles (decorar os combinados não é valido)
< Combinados não deve ser encarado apenas como punição. Combinem coisas boas para serem realizadas.
< troca de experiências entre os professores, coordenadores, direção.
< não desista na primeira, ou segunda ou terceira adversidade
Mas se tudo o que fez não deu certo. Pare, Observe, Reflita sobre todas as ações
Trace metas e busque outros caminhos que se tornem significativos.
E pergunte a si mesmo
“ Como meus alunos me vêem?”;
“ qual é a figura que passo aos meus alunos?”;
“ como domino a sala de aula”;
“ todos os alunos são iguais ?”;
“ escuto meus alunos?”
“ já busquei todos os caminhos para meus alunos?”

Tenho certeza que ao refletir sobre essas e outras questões mostrará que há muitos caminhos a percorrer.
E não devemos desistir nunca.
afinal de contas, somos professores

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Livro das palavras

Postado por Ana Karina às 19:57 0 comentários
As palavras que aprendi em 2009
· Cada criança formará um livro, que será usado ao longo do ano de 2009.
· Em cada Unidade ou projeto terá as palavras que serão mais importantes, então o professor deverá trabalhar com essas palavras no livro.
· Cada pagina em formato paisagem terá uma letra e nela será colocado todas as palavras que iniciam com a letra
· E no final do ano a criança levará para casa
· Pode-se usar alfabeto móvel, recorte das palavras, grafia, mas com desenhos para que reconheçam por si as palavras escritas (pelo menos de inicio mas depois criando desafios)

AS sugestões de como confeccionar e outras sugestões estão em meu Disco virtual
pasta Educação Infantil

http://www.4shared.com/dir/11762419/b5293711/sharing.html
(senha - anakarina)

sábado, 7 de fevereiro de 2009

TRABALHANDO COM OS NOMES

Postado por Ana Karina às 10:38


(Ana Karina Pierangelli)
LINGUAGEM ORAL

A Roda da Conversa é uma prática na Educação Infantil muito importante. Com ela podemos criar um elo de dialogo, uma maneira de escutar os alunos sobre suas necessidades, avaliar o trabalho que foi realizado , os conhecimentos prévios que tem sobre determinado assunto ou simplesmente conhecer seu aluno em sua amplitude.
A alfabetização na Educação Infantil tem que ser prazerosa, de forma LÚDICA, para tornar-se significativa.
Mas devemos planejar e diversificar todo esse trabalho, pois mesmo sendo “gostoso”, com o tempo cansa. (diversidade de materiais e locais para esse momento)
Também não precisamos todos os dias fazer o uso de diferentes materiais, mas fazer todos os dias com o mesmo material mas com enfoque diferente ou seja diversificar seu objetivo com o mesmo material.
Segue algumas orientações e sugestões para trabalhar com os NOMES no momento da Roda da Conversa:
Crachás
O crachá deve acontecer todos os dias, mas muitas vezes não damos o devido valor. Ele é uma ferramenta imprescindível na formação da identidade do aluno e colegas , torna-se uma referência para o aluno.
Algumas sugestões de atividades para o uso dos crachás:
Observar seus nomes e dos colegas;
>As letras iniciais;
>Os alunos com letras iniciais iguais e os grupos que se formaram;
>Descobrindo que quem é (momento da observação)
>Trocando com o colega.( professor entrega os crachás de forma aleatória, e um por vez tem que entregar o crachá correspondente)
>Caça ao Nome: esconder o Crachá na sala ou pelo chão e fazer com que cada aluno procure seu nome ou do colega.
>Caixa escondida: O crachá fica em uma caixa , a criança pega um crachá e entrega para o “dono do crachá”;
>Com as letras do meu nome eu tenho os seguintes colegas: Com o uso das letras de seu nome a criança pode ter colegas que iniciem com algumas delas.. por exemplo: J O Ã O -
(JORGE, OTÁVIO E ANA) mas não esquecer de mencionar a diferença do à e do A de Ana, pois tem o mesmo som, mas é diferente, pois não deve ser deixado de lado.
>Quantidade de letras no seu nome e dos colegas e agrupamentos;
>Letras repetidas no nome;
>Mala dos desejos: Procurar a inicial do nome com algum objeto dentro da mala
Fichas dos Nomes
Como sugestão a Ficha deve deve ser confeccionada e ter aproximadamente 30 X 7cm ou mais, em papel mais duro, todas as letras maiúsculas proporcionais ao tamanho da ficha e se possível com adesivo transparente (tipo contact ou durex grosso), pois dá para usa-las o ano todo.
Algumas sugestões para trabalhar com as fichas:
>As sugestões dos crachás;
>1ª letra e letra final
>Letras intermediárias
>De quem será? O professor deve esconder a ficha, mostrar somente a primeira letra ou a ultima para que os alunos organizem suas hipóteses . Em caso de ter crianças com a mesma inicial ou final, abrir a subseqüente até que descubram;
>Organizar as fichas em ordem alfabética e observar as letra que estão faltando
>Quais as letra que tem mais nomes? Quais estão faltando? Alguns nomes são iguais?
>Organização de fichas pelo número de letras.
LINGUAGEM ESCRITA
O Registro de todo o processo realizado na Linguagem Oral.
É uma ferramenta de observação para o professor saber se o que está apresentando para os alunos está sendo ou não significativo.
Algumas sugestões para o registro das atividades com os crachás e fichas de nomes:
>Tabela com nomes: Na lousa, com o giz , construir uma tabela de nomes em que cada criança deverá escrever seu nome e em outro momento o nome do colega da sala. (Uma oportunidade de trabalhar com as letras espelhadas e corrigir as letras que são escritas de forma diferente, mas escolha umas duas crianças por dia para a intervenção, mas não esqueça que estamos na educação infantil e não deve ser drástica, mas prazerosa )
>Tabela de meninos e meninas: A professora faz uma tabela na lousa tipo chamadinha e a criança escreve seu nome.
>Organização alfabética dos nomes: Em grupos e fichas menores as crianças irão organizar as fichas em ordem alfabética.
>As letras que não temos em nossa sala: Aproveitando a organização alfabética dos nomes, trabalhar com as letras que não tem na sala, mas abrindo possibilidades para a casa ou colegas de outras salas, até que todas as letras sejam utilizadas.
>Escolhendo um nome por dia: Aproveitar o ajudante do dia e trabalhar a quantidade de letras que tem no nome dele e as possibilidades de construir outras palavras usando rimas, letras. Por exemplo Ana rima com banana e tem Ana no meio, alem da possiblidade de escrita com as letras de seu nome A N A (ANGELA, NESCAU, ALGODÃO)
>Nomes silabicamente: usar ampliando o repertório da criança ex: MURILO (Musica, Risada e Lousa)
>Registro dos nomes em comum das crianças
>Realizar situações problema e registro (espontaneo)
>Trabalho com alfabeto móvel
>ENTRE OUTRAS TANTAS ATIVIDADES;
OBSERVAÇÃO
Devemos observar nossos alunos para que seja planejado as atividades de acordo com as necessidades de cada sala de aula.
Cada aluno tem seu ritmo, mas devemos oportunizar ao aluno a ampliação desse repertório
Devemos lembrar que na Educação Infantil devemos usar todos os eixos de trabalho que é norteado pelo Referencial da Educação Infantil

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Postado por Ana Karina às 21:29
Postado por Ana Karina às 18:57 2 comentários
Postado por Ana Karina às 18:39 0 comentários


A Alegria do Carnaval


Publico Alvo: Educação Infantil


Objetivos:
>Propiciar a criança da educação infantil um trabalho sobre o carnaval embasados nos eixos norteadores de trabalho;
>Conhecer o que cada aluno sabe sobre o carnaval , sendo o professor mediador de todo o processo de desenvolvimento


Identidade e Autonomia
>Que tipos de fantasias as crianças mais gostam? E porque?;
>A importância de respeitar as opiniões das outras pessoas ;
>Como ajudar meu amigo a construir sua fantasia ou atividade (cooperação);
>Trabalho em roda da conversa e atividades que necessitem do trabalho do outro.;


Movimento
>Realizar um baile de carnaval, com fantasias, mascaras, trabalhar as marchinhas e a expressão corporal ;


Música
>Trazer clássicos do carnaval e atualidades, ampliando a cultura dos alunos;(além dos classicos uma sugestão é o cd de carnaval palavra cantada


Artes Visuais
Construir o cenário para o baile de carnaval com enfeites, mascaras;
Construir em 3 D a música escolhida pelo professor a ser trabalhado;
Fazer mascaras usando Papietagem

Papietagem:
Como fazer?Usam-se diversas camadas sobrepostas de jornal (ou folhas de revista) e cola caseira (grude) que são coladas sobre uma base qualquer produzindo uma estrutura firme depois de seca.O jornal deve ser rasgado em pequenos pedaços sem o uso da tesoura para a melhor junção das fibras.Qualquer objeto pode ser usado como forma, depois subtraído da máscara. Mas podemos usar também uma estrutura permanente feita de papelão, plástico, madeira, etc.
Receita da cola caseira (ou grude):
Para cada 1 colher (de sopa) de farinha de trigo, usa-se 1 xícara de água.Dissolver a farinha de trigo na água e levar ao fogo mexendo para não embolar.Para que o grude tenha maior durabilidade recomenda-se o uso de algumas gotas de desinfetante (Pinho Sol) ou formol.


Linguagem Oral e Escrita
Trabalho com os nomes das crianças (adaptando a música mamãe eu quero)
MAMÃE EU QUERO
MAMÃE EU QUERO
MAMÃE EU QUERO MAMAR
DÁ CHUPETA
DÁ CHUPETA
DÁ CHUPETA PARA O (A)_______________ NÃO CHORAR.
>Trabalho com palavras chave da música escolhida pelo professor;
>Alfabeto Móvel das palavras
>Brincadeira da mala: objetos do carnaval com fichas dos respectivos nomes


Natureza e Sociedade
>Medos? Que tipo de personagens temos medo e o que pode ser trabalhado?
>Como fazer tinta caseira para a pintura das máscaras? (experimentações)
>Massa de modelar para enfeites e adereços (experimentações)


Pintura a DedoMaterial: • 1 litro de água; • 1 xícara de chá de farinha ou maizena;• 3 colheres de sopa de vinagre; anilina ou guache (diversas cores)
Como fazer:
Misture bem a farinha e a água e leve ao fogo baixo, mexendo sempre, até conseguir um mingau uniforme, não muito grosso. Deixe esfriar e junte o vinagre. Divida a massa em vidros, tipo de maionese, e acrescente a anilina ou o guache (uma cor em cada vidro).Conserva-se bem por aproximadamente 1 mês se mantido bem fechado. Para usar, distribua para a criança pedaços de cartolina. Retire a tinta do pote com uma colher, coloque em qualquer tampa plástica e deixe a criança desenhar com as mãos e dedos a vontade.Coloque os trabalhos na sombra para secar.


Tinta caseira
Material: 1 litro de água; 1 xícara de chá de farinha ou amido de milho; 3 colheres de sopa de vinagre; anilina ou guache (diversas cores).
Preparo:
Misture bem a farinha e a água e leve ao fogo baixo, mexendo sempre, até conseguir um mingau uniforme, não muito grosso.
Deixe esfriar e junte o vinagre.
Divida a massa em vidros, tipo de maionese, e acrescente a anilina ou o guache (uma cor em cada vidro).
Conserva-se bem por aproximadamente 1 mês se mantido bem fechado.
Para usar, distribua entre as crianças pedaços de cartolina.
Retire a tinta do pote com uma colher e deixe-as desenhar com as mãos.
Coloque os trabalhos para secar à sombra.


Massa de modelar caseira:
Material:
4 xícaras de farinha de trigo,
1 xícara de sal,
1 e meia xícara de água,
1 colher de (chá) de óleo
Confecção:
Numa tigela, misturar todos os ingredientes, amassar bem até ficar boa para modelar.
Guardar em saco plástico ou vidro bem tampado.
Atenção: Esta receita não precisa ir ao fogo. Não seca ao sol, mas você pode colocar as
peças modeladas numa forma e pedir para um adulto colocar em forno brando para
assar.
Depois de assadas, é só pintar com tinta para artesanato ou tinta preparada por você
através de nossas receitas.


Matemática:
>Gráficos dos personagens preferidos, quantidade de máscaras, objetos 3D
>Situações problema
>Seqüência de cores e formatos para colares


Observação:
>A importância do registro das atividades;
>Qual a realidade observada pelo professor e o que pode ser modificado


Algumas sugestões:
>Refletir com os alunos sobre o percurso das atividades ( o que já sabia, o que quero aprender e o que aprendi)
>Confecção de um livro com recortes, colagens,fotos e desenhos das etapas trabalhadas


Sites pesquisados:
http://www.sonholilas.com.br/2008/01/05/papietagem/
www.portaldasartes.com.br (tinta caseira)
http://www.katiachedid.com.br (massa de modelar)
http://www.4shared.com/dir/7891128/bd6a13f3/sharing.html (senha sil) – cds, musicas de carnaval

domingo, 1 de fevereiro de 2009

EIXOS DE TRABALHO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Postado por Ana Karina às 22:30 4 comentários
EIXOS DE TRABALHO

IDENTIDADE E AUTONOMIA
São propostas atividades, a fim de que as crianças possam experimentar e utilizar recursos para expressarem seus desejos, sentimentos e idéias. Dessa forma, dá-se oportunidade ás crianças de ampliarem sua auto-estima, de valorizarem ações de cooperação e solidariedade, de adquirirem hábitos de auto cuidado e de aprenderem a respeitar regras básicas de convívio social.

MOVIMENTO
*Familiarização com a imagem do próprio corpo.
*Exploração de gestos, posturas e ritmos para expressar-se e comunicar-se na relação com a brincadeira, com o jogo e com o outro.

MÚSICA
É proposto o desenvolvimento da capacidade de ouvir, perceber e discriminar diferentes gêneros, estilos e ritmos musicais, cuidando para que as músicas não se limitem ao repertório infantil. A criança brinca, percebe e expressa sensações sentimentos e pensamentos em relação ao que a música comunica.

ARTES VISUAIS
Propiciamos ás crianças a oportunidade de utilizarem instrumentos e materiais diversos para explorarem suas características, propriedades e as possibilidades de manuseio que eles oferecem; criarem desenhos, pinturas, colagens e modelagens, usando seu repertorio; explorarem espaços bidimensionais e tridimensionais em suas produções artísticas; e valorizarem suas produções, bem como as de outras crianças e da Arte em geral.

LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
Considerando a faixa etária e a oportunidade de ampliar a capacidade de comunicação, o trabalho com a oralidade, com a leitura e com a escrita ocorre de forma integrada e complementar, potencializando-se os diferentes aspectos que cada uma dessas linguagens exige das crianças. Trabalhar com textos que se sabe de cor (cantigas de roda, parlendas, quadrinhas, poesias, músicas etc.) O trabalho com a oralidade, leitura e escrita ocorre de forma integrada e complementar, potencializando os diferentes aspectos que cada uma dessas linguagens.

NATUREZA E SOCIEDADE
Proporcionar às crianças que ampliem suas experiências, favorecendo a construção do conhecimento sobre o mundo social e natural, formula perguntas, confronta idéias, busca soluções para que, posteriormente e gradativamente, possam compará-las com aquelas que a ciência propõe e, ainda possam explorar e estabelecer relações com o ambiente e as diferentes formas de vida.

MATEMÁTICA
Tem o objetivo maior levar a criança a compreender o mundo em que vive e perceber a utilidade da matemática em seu cotidiano. Para isso, é necessário que as crianças desenvolvam a capacidade de:
· Reconhecer e valorizar os números, as operações numéricas, as noções espaciais e de medidas, como ferramentas necessárias para seu dia-a-dia.
· Relacionar e comunicar as idéias matemáticas, para que consigam selecionar e organizar informações e estratégias, tomar decisões, ter confiança ao lidar com situações matemáticas novas, utilizando seus conhecimentos.
· Construir significados, dar sentido e estabelecer relação entre as ações físicas e mentais (relação entre o concreto e o abstrato) que realizam.
 

Alfabetizar Brincando Copyright © 2010 Designed by Ipietoon Blogger Template Sponsored by Emocutez